A tecnologia veio para transformar o mundo e desenvolver novas habilidades de leitura. Na tela do computador podemos nos aventurar nos chamados hipertextos, que vai bem além de um simples texto. Segundo a Wikipédia, a enciclopédia livre, “o hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links”.
Navegar na internet é se aventurar no ciberespaço para a experiência de uma nova aprendizagem. A busca por informações, novos conhecimentos são motivadores de navegação pelos internautas. As páginas da internet são recheadas de hipertextos e conhecer os caminhos para a leitura deles é uma questão de exercício e principalmente de letramento. Assim como é preciso que o indivíduo se envolva e se aproprie das práticas sociais letradas, conheça as linguagens veiculadas na sociedade através dos textos impressos, também é necessário conhecer virtualmente os ambientes e desenvolver a habilidade de trilhar pelos hipertextos através dos links. O grande diferencial na leitura de hipertexto é a não linearidade, que depende do leitor fazer a seqüência, o ritmo e o dinamismo da leitura.
Penso que assim como lemos a capa de uma revista e procuramos os assuntos que primeiro nos interessa nas páginas indicadas, escolhemos nos ambientes virtuais os ícones para dar seqüência a nossa leitura. Desse modo acontece a dinâmica da leitura do hipertexto com a diferença que ele é abordado como um texto presente no ambiente virtual. De acordo com Lévy a diferença entre o texto impresso e o hipertexto a informação está armazenada numa rede, cujos “nós” estão conectados por ligações, os chamados documentos hipermídia ou multimídia, e possibilitam ao usuário uma interatividade maior que material impresso.
Tânia Rosa
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