quinta-feira, 10 de junho de 2010

Reflexão sobre a aula realizada com o uso da internet

O momento de planejamento foi muito rico e consideramos o de maior aprendizado. A escolha da temática surgiu pela necessidade de experimentar com professor de língua as possibilidades de trabalhar o tema transversal, utilizar os conteúdos específicos e o uso da internet. Em geral o professor realiza as ações temáticas e aplica os assuntos específicos de forma muito isolada, essa experiência evidenciou que precisamos orientar mais planejamentos inserindo especialmente o uso das TICs na sala de aula, como um subsídio enriquecedor da ação pedagógica. Durante a pesquisa na internet em busca de sites sobre a temática: Meio Ambiente, encontramos várias páginas da internet que além de informar tem como objetivo sensibilizar o indivíduo a um comportamento ético em relação ao mundo em que vivemos. Apesar, de este assunto estar em evidencia na mídia, percebemos como nós educadores conhecemos pouco, principalmente sobre as leis, os órgãos, os projetos em nível nacional, estadual e municipal de proteção a natureza.
O uso da tecnologia faz toda diferença na sala de aula a dinamização do tempo o envolvimento dos participantes o acesso aos conteúdos de forma online e sobretudo a interatividade torna a aula muito atraente. Os professores se envolveram nas atividades e demonstraram muito interesse em inovar as aulas aderindo ao uso da internet, externaram ainda que sentem dificuldades em aplicar aulas com o uso da tecnologia principalmente pela falta de capacitação para utilizar os recursos tecnológicos.
Durante a aula abordamos além do tema transversal a importância de aprender uma segunda língua, as características do texto ficcional, informativo e hipertexto no ambiente virtual.
Todas as etapas da aula foram registradas através de fotos e filmagem e finalizamos com a exibição do filme produzido durante a dramatização. Este momento foi muito interessante, os professores experimentaram o sabor de se ver no vídeo e aprovaram a experiência principalmente pela leitura realizada em língua inglesa, momento este também utilizado para avaliar a pronuncia e entonação.
O mais interessante dessa atividade foi vivenciar a aplicabilidade de uma aula com o uso da internet e com o público de professores. Consideramos pelas avaliações que estamos no caminho certo, pois os educadores já expressam o desejo de aderir a tecnologia moderna e promover atividades de letramento digital em sal de aula.

Por Tânia Rosa e Rosana Morales

2 comentários:

  1. Muito bem Tãnia! Sua aula foi muito criativa e com certeza contribuiu bastante para o enriquecimento dos conhecimentos dos participantes. Você é uma educadora de fato. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante Tãnia, acredito que você explorou bem planejando e aplicando uma aula para os professores. Realmente a empolgação e a curiosidade deve partir destes. Se eles não estão engajados no processo tecnológico, dificilmente nossos alunos irão aproveitar bem desse excelente recurso. Um bom desenvolvimento de aula. Parabéns!

    ResponderExcluir