quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Olimpíada de Língua Portuguesa

Trata-se de um projeto inovador por não se resumir a uma competição. É um processo de formação dos professores para que trabalhem de maneira cada vez mais profunda na produção de textos nas escolas públicas brasileiras.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro vem estimular o desenvolvimento de competências de escrita a partir de uma premiação, fornecendo subsídios e material de apoio pedagógico (kit de criação de textos) para que os professores realizem oficinas de leitura e escrita com seus alunos. A idéia é que todos os alunos envolvidos se beneficiem, sendo ou não selecionados para concorrer.

É realizado pelo Ministério da Educação, em parceira com
•Fundação Itaú Social;
•Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC);
•Undime;
•Consed.

O concurso tem o objetivo de melhorar a formação de professores e estimular leitura e escrita em escolas públicas de todo país.
Contribuir para a melhoria da qualidade de ensino e para o aperfeiçoamento da escrita dos alunos do Ensino Fundamental e Médio Básico

O Projeto pretende alcançar 6 milhões de estudante dos ensinos: fundamental e médio básico das redes municipais e estaduais.

O tema central: O lugar onde vivo tem como objetivo provocar os alunos para que reflitam sobre os desafios de sua comunidade e expressem suas idéias nos textos.

Em entrevista realizada com Maria do Pilar, ela fala sobre as expectativas do Mec: “A expectativa do MEC, ao lançar essa Olimpíada, é ampliar a abrangencia do programa, atingindo um universo maior de escolas públicas do país.”
O hipertexto
A tecnologia veio para transformar o mundo e desenvolver novas habilidades de leitura. Na tela do computador podemos nos aventurar nos chamados hipertextos, que vai bem além de um simples texto. Segundo a Wikipédia, a enciclopédia livre, “o hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links”.

Navegar na internet é se aventurar no ciberespaço para a experiência de uma nova aprendizagem. A busca por informações, novos conhecimentos são motivadores de navegação pelos internautas. As páginas da internet são recheadas de hipertextos e conhecer os caminhos para a leitura deles é uma questão de exercício e principalmente de letramento. Assim como é preciso que o indivíduo se envolva e se aproprie das práticas sociais letradas, conheça as linguagens veiculadas na sociedade através dos textos impressos, também é necessário conhecer virtualmente os ambientes e desenvolver a habilidade de trilhar pelos hipertextos através dos links. O grande diferencial na leitura de hipertexto é a não linearidade, que depende do leitor fazer a seqüência, o ritmo e o dinamismo da leitura.
Penso que assim como lemos a capa de uma revista e procuramos os assuntos que primeiro nos interessa nas páginas indicadas, escolhemos nos ambientes virtuais os ícones para dar seqüência a nossa leitura. Desse modo acontece a dinâmica da leitura do hipertexto com a diferença que ele é abordado como um texto presente no ambiente virtual. De acordo com Lévy a diferença entre o texto impresso e o hipertexto a informação está armazenada numa rede, cujos nós estão conectados por ligações, os chamados documentos hipermídia ou multimídia, e possibilitam ao usuário uma interatividade maior que material impresso.

Tânia Rosa

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