Unidade Escolar: Escola Estadual Prof. Alfredo Nasser
Professora: Tânia Rosa
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Público alvo: 9º ano vespertino
Conteúdo: Gênero textual charge
Aula: Despertando a leitura crítica por meio de charges
Dados da aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Compreender o gênero textual charge, suas características e marcas do gênero e contexto de produção escrita.
Desenvolver as habilidades de leitura e inferência no texto.
Desenvolver habilidades no uso de recursos audiovisuais.
Duração das atividades
4 horas/aulas (50minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
O professor inicia a aula propondo uma leitura inicial de charges estáticas, faz um diagnóstico do nível de compreensão dos alunos.
.
Estratégias e recursos da aula
As estratégias a serem utilizadas são:
- diagnóstico do conhecimento dos alunos a respeito do gênero textual em estudo por meio de uma primeira leitura e questionamentos.
- uso do computador/internet, para realizar pesquisas para obter conhecimento do gênero charge.
- uso do PowerPoint para consolidar o estudo (pesquisa).
- analise de charges estáticas e animadas, considerando o contexto social de criação, o personagem abordado e o autor, para apurar a interpretação e o senso crítico dos alunos.
Aula 1: Levantamento dos conhecimentos prévios:
O professor realizará uma primeira leitura de uma charge estática e faz questionamentos sobre o que eles sabem do texto apresentado.
Em seguida estimular os alunos a conhecerem melhor o gênero charge, por meio de tópicos norteadores: conceito de charge, história da charge, marcas que caracterizam o gênero, contexto social em que é produzido, autores conhecidos que produzem esse gênero.
Aula 2: Hora da pesquisa
Propor aos alunos que faça uma lista de itens que gostariam de saber sobre o gênero textual charge. Em seguida conduzi-los ao laboratório de informática e propor que façam uma pesquisa na internet sobre o que gostariam de saber sobre charge. A pesquisa deverá ser realizada livremente pelos alunos, é o momento do professor observar como os alunos procedem e como eles direcionam a própria pesquisa.
Obs. Orientar os alunos a salvarem os textos que consideram interessantes no Word, e anotarem os endereços das páginas da internet que pesquisarem.
Ao final da 2ª aula promover uma socialização do que aprenderam com a busca na internet.
Aula 3: Aprimorando a pesquisa
O professor deverá orientar os alunos a consolidarem o estudo, organizar o material pesquisa e preparar, utilizando slides (ex: Power Point) para sistematizar uma apresentação para os colegas do que conheceram sobre o gênero charge por meio da pesquisa realizada. Para complementar o material indicar para os alunos alguns sites que abordam o assunto estudado.
Sugestão de sites: http://reinaldoferreira.com.br/charge.html
http://www.ivanacabral.com/2007/06/charge-ou-cartum.html
Aula 4: Seminário
O professor deverá orientar a apresentação, delimitar o tempo para cada grupo e em seguida complementar com considerações a cerca da apresentação dos alunos.
Sugestão de passos para o trablho:
Conceito de charge
Origem/história do texto
Marcas que caracterizam o gênero
Análise com ex. de charge
Atividade extraclasse: Produção textual
Realizar leituras de jornais, revistas, ou assistir programas informativos e produzir uma charge considerando a notícia e o contexto social da hora.
Tânia, você não me avisou que tinha mudado o seu blog! Tava achando que o endereço q tinha ainda tava valendo!!! Mas td bem! Aqui estou eu para parabenizá-la por seu empenho cada vez melhor com as TICs. Sou sua seguidora e admiradora! Congratulations!!!!
ResponderExcluirComo sempre, visitando seu blogger para roubar algumas ideias. Transladando das linguagens para a Matemática, afinal é mais fácil copiar do que criar.
ResponderExcluirGosto de seguir quem está sempre atual na prática pedagógica. Abraços